Dia 7 de novembro é comemorado oficialmente o dia Internacional da Física Médica. A data, escolhida pela International Organization for Medical Physics (IOMP), é o aniversário de Maria Skłodowska-Curie que foi uma das pioneiras nas pesquisas do ramo da radioatividade. Em 2022 comemoram-se os 155 anos do nascimento da cientista.

MARIA SKŁODOWSKA-CURIE: cientista ganhadora de dois prêmios Nobel, foi preterida por ser mulher (e estrangeira), fez tudo ao seu alcance para divulgar o emprego da radiação na Medicina, e para possibilitar a distribuição de fontes de radiação para uso médico mundo afora – fez campanhas de arrecadação de fundos para produção de fontes de Ra-226, dirigiu caminhão com unidade radiológica móvel no front de guerra, e esteve no Brasil por 45 dias em 1926.

AS COMEMORAÇÕES INTERNACIONAIS DESTE ANO: O Dia da Física Médica foi criado pela IOMP, apoiada pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional de Energia Atômica, para aumentar a conscientização sobre o papel que os físicos médicos desempenham para o benefício dos pacientes.

Conheça o trabalho da ABFM em nosso site: wwwabfm.org.br

#somosABFM #físicmédica #mariecurie #iomp

Ao acessar o site da ABFM você aceita e concorda com nossa política de privacidade.