Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é uma das datas mundiais de saúde pública determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem objetivo de promover a conscientização e a compreensão sobre o tema, mobilizar a comunidade local e internacional para ações de promoção da segurança. O dia 17 de setembro é reservado para reunir pacientes, famílias, cuidadores, comunidades, profissionais de saúde, líderes de serviços de saúde e líderes de políticas públicas para demonstrarem seu compromisso com a segurança do paciente.

A campanha busca fornecer o impulso necessário para consolidar os esforços do atual Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS: “Medicação sem Dano”. A Ação Global sobre Segurança do Paciente, definida na WHA72.6 em 2019, reconhece que para melhorar e garantir a segurança do paciente é necessário evoluir no conhecimento, na política e na comunicação em todos os níveis responsáveis. Desta forma, define que os países membros da OMS devem incentivar, entre outras ações, a:

“(6) integrar e implementar estratégias de segurança do paciente em todos os programas clínicos e áreas de risco, conforme apropriado, para prevenir danos evitáveis aos pacientes relacionados a procedimentos, produtos e dispositivos de saúde, por exemplo, segurança de medicamentos, segurança cirúrgica, controle de infecção, gerenciamento de sepse, diagnóstico seguro, higiene ambiental e infraestrutura, segurança de injeção, segurança de sangue e segurança contra radiação, bem como minimizar o risco de diagnóstico e tratamento impreciso ou tardio, e prestar atenção especial aos grupos de risco;”

Portanto, a Física Médica deve estar atenta ao Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS, promovendo junto às equipes multiprofissionais da saúde, bem como pacientes e familiares, a cultura de segurança e qualidade para radiações ionizantes.

Neste Dia Mundial de Segurança do Paciente, vamos refletir sobre como a Física Médica pode melhorar processos e contribuir para promoção da segurança do paciente quando:

✓ Estima a melhor dose de radiação para terapia ou diagnóstico do paciente;

✓ Otimiza a proteção radiológica dos pacientes;

✓ Apoia o processo de justificação e adequação das prescrições de exames diagnósticos;

✓ Realiza a garantia da qualidade em equipamentos de diagnóstico ou terapia médica;

✓ Analisa eventos envolvendo, ou potencialmente envolvendo, exposições acidentais;

✓ Realiza a gestão dos processos para melhoria contínua da qualidade e experiência do paciente;

✓ Oferece informações técnicas para o paciente dos benefícios quando utilizado a radiação ionizante sob responsabilidade de especialistas;

✓ Promove continuamente a cultura de segurança com os colaboradores que trabalham com radiação ionizante.

O Físico Médico é um profissional essencial integrante da equipe multiprofissional que deve estar atenta à Segurança do Paciente!

Acesse ao site da Organização Mundial de Saúde (https://www.who.int/new.../fact-sheets/detail/patient-safety) e ao webinar da Organização Internacional de Física Médica (https://www.iomp.org/iomp-school-webinars-recordings/) e veja como promover ações em prol deste tema tão importante!

REFERÊNCIAS

WHO. Global Action on Patient Safety. WHA72.6. 28 May 2019. Disponível em: https://apps.who.int/.../pdf_files/WHA72/A72_R6-en.pdf...). Acesso em 15.09.2022.

WHO. Patient Safety. 13 September 2019. Disponível em: https://www.who.int/new.../fact-sheets/detail/patient-safety. Acesso em 15.09.2022.

IOMP-WHO. Joint Webinar on World Patient Safety Day 2022. 14 September 2022. Disponível em: https://www.iomp.org/iomp-school-webinars-recordings/. Acesso em 15.09.2022