SOBRE A DATA OFICIAL: Dia 7 de novembro é comemorado oficialmente o dia Internacional da Física Médica. A data, escolhida pela International Organization for Medical Physics (IOMP), é o aniversário de Maria Skłodowska-Curie que foi uma das pioneiras nas pesquisas do ramo da radioatividade. (em 2022 comemoram-se os 155 anos do seu nascimento).

MARIA SKŁODOWSKA-CURIE: cientista ganhadora de dois prêmios Nobel, foi preterida por ser mulher (e estrangeira), fez tudo ao seu alcance para divulgar o emprego da radiação na Medicina, e para possibilitar a distribuição de fontes de radiação para uso médico mundo afora – fez campanhas de arrecadação de fundos para produção de fontes de Ra-226, dirigiu caminhão com unidade radiológica móvel no front de guerra, e esteve no Brasil por 45 dias em 1926.

AS COMEMORAÇÕES INTERNACIONAIS DESTE ANO: O Dia da Física Médica foi criado pela IOMP, apoiada pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional de Energia Atômica, para aumentar a conscientização sobre o papel que os físicos médicos desempenham para o benefício dos pacientes. Confira o material comemorativo produzido para este ano:


“Física Médica para Saúde Sustentável”

A prestação de serviços de saúde de alta qualidade requer pelo menos três pilares importantes:

  1. Tecnologia Avançada na área da Saúde;
  2. Pessoal qualificado com educação e treinamento adequados em saúde e tecnologia;
  3. Sistema Intelectual que une os dois pilares acima para fornecer um caminho completo de serviços de saúde sustentáveis.

Acreditamos firmemente que os Físicos Médicos de todo o mundo, equipados com esses três pilares, desempenham um papel importante e crucial na oferta de um serviço de saúde sustentável para a humanidade. A comprovação é evidente desde a descoberta do Raio-X em 1895, onde a radiação era, e ainda é, uma elemento essencial no diagnóstico e terapia de muitas doenças. Este sistema de serviços de saúde foi sustentado e desenvolvido durante mais de um século, a partir de tecnologias avançadas e físicos médicos competentes. A IOMP, assim como muitas organizações relevantes nas áreas de Física Médica, trabalham juntas para alcançar essa nobre causa.


“O Papel dos Físicos Médicos na Saúde:”

  • Assumir a liderança na otimização do uso de radiações para o tratamento do câncer;
  • Estimar as doses de radiação em procedimentos de imagem em radiologia;
  • Ensinar médicos, enfermeiros, técnicos e tecnólogos em radiologia sobre o uso das radiações para produção de imagens e tratamento;
  • São responsáveis pela segurança de pacientes e trabalhadores no uso de radiações;
  • Treinar profissionais para compreensão e uso de novas tecnologias em diagnóstico por imagem e terapias;

Participe das comemorações do Dia da Física Médica e ajude a promover

a conscientização da importância de nossa atuação profissional.



CELEBRE O DIA DA FISICA MÉDICA COM A ABFM


Faça seu Card e divulgue seu orgulho em promover a Física Médica para a melhoria da saúde.

Basta baixar um doa arquivos do powerpoint, inserir sua foto e salvar o arquivo como .JPEG

Não deixe de colocar a #somosabfm #iomp e #fisicamedica

Ao acessar o site da ABFM você aceita e concorda com nossa política de privacidade.